
Entre os assuntos mais buscados para quem tem orquídeas é como adubar as suas plantinhas. Talvez você já tenha se perguntado qual o adubo ideal para usar em sua orquídea, quais outros tipos de adubos existem e quais devem ser evitados. Hoje falaremos especificamente sobre adubos orgânicos, o que são, suas características e se adubos orgânicos são bons para orquídeas.
Adubos, em resumo, é o material vai ser usado na nutrição da sua planta. Seja ele orgânico e químico, ele é quem contém os minerais e substâncias (Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Ferro, Cálcio etc) que as orquídeas vão usar no desenvolvimento delas. O adubo normalmente é absorvido pelo substrato, permitindo assim que a orquídea, através das raízes, absorva os nutrientes. O substrato vai funcionar como um meio armazenador, como se fosse uma reserva, na qual a planta vai usando os nutrientes na medida que do necessário.
Adubo orgânico: o que é ele?
Adubos orgânicos normalmente são obtidos por meio da decomposição de matéria orgânica, seja ela de origem vegetal ou animal. Entre alguns exemplos, podes citar: esterco; farinhas; bagaços; cascas; e restos de vegetais já decompostos ou ainda em estágio de decomposição.
Esses materiais podem sofrer decomposição na natureza ou podem ser processados pelo homem por meio da compostagem (processo que acelera a decomposição de materiais orgânicos a fim de se obter um composto rico em nutrientes e estável). Diferentemente do adubo químico, que é processado industrialmente e concentrado de diferentes formas e concentrações, mas que também tem o mesmo objetivo do orgânico..
Então, posso usar adubo orgânico em orquídeas?
Em uma palavra: sim. Porém, deve ter muito cuidado no que você vai colocar no seu vegetal. Como, por exemplo, não deve colocar estercos diretamente na planta, sob pena de prejudicar o desenvolvimento da orquídea (vamos falar sobre isso mais abaixo). Mas, se for um adubo balanceado, adquirido de uma fonte confiável ou se for uma produção própria de forma responsável, dá para usar adubos orgânicos para nutrir a sua orquídea.
Quais os problemas dos adubos orgânicos podem trazer para orquídeas?
Primeiro, se a concentração do adubo for muito forte, contendo sais minerais em excesso, pode vir a “queimar” as raízes das suas orquídeas. Isso acontece porque, se tiver nutrientes demais no substrato, a planta vai ter dificuldade para absorver a água, causando falta de água para a planta. Além do problema com a água, se a concentração for alta em somente um tipo de sal mineral, a planta pode ter dificuldade em absorver os outros, causando uma deficiência de nutrientes (pois é, que paradoxo!).
Segundo, adubos orgânicos, dependendo do que ele é feito, podem acelerar a decomposição do substrato. Isso acontece porque os micro organismos que decompõem o material orgânico em nutrientes podem começar a agir também no substrato onde a sua orquídea está morando.
Terceiro, usar adubos orgânicos em suas orquídeas pode causar com que os canais de ar fiquem entupidos, o que dificulta a aeração. É simples de entender isso: os adubos orgânicos vão escorrendo para dentro do substrato, podendo fechar as passagens de ar dentro do vaso. Portanto, será necessário trocar o substrato da sua orquídea com uma frequência maior.
Quarto e último ponto, é o cheiro. Alguns adubos orgânicos tem um odor muito desagradável, que pode ficar durante uma semana ou mais, depois de usado. Isso impede que possamos decorar a nossa casa.
Quer dizer que nem tudo são flores?
Pois é, adubação orgânica também tem seus problemas. Sem contar que, de modo geral, o adubo orgânico normalmente é absorvido mais lentamente pela sua orquídea.
Um bom exemplo disso é farinha de osso ou casca de ovo, ambos fontes de cálcio. Para as plantas absorverem esse cálcio, a planta demanda muito tempo e certa energia, pois os nutrientes estão organizados em uma forma complexa e difícil de ser absorvido pela sua orquídea.
Outro problema é que, se a sua orquídea estiver na árvore ou um toco de madeira, fazer a adubação com material orgânico é bem mais difícil do que se você fosse usar um que fosse solúvel em água.
Finalmente: qual o veredito?
Não adubar as suas plantas tornam elas suscetíveis a doenças, além de atrasar, ou até mesmo impedir, a produção de flores pelas orquídeas.
Nós aqui do Orquidário Bahia sempre preferimos adubação química para a maioria das orquídeas (e qualquer planta que fique em vaso). Se você for usar um adubo orgânico em suas orquídeas, dê preferência por um que seja mais esfarelado, como o famoso tipo Bokashi. Ele minimiza todos os quatro pontos falados anteriormente.
E, por último, se sua orquídea for terrestre, o problema da lentidão é minimizado, pois os micro organismos do solo vão ajudar na liberação dos nutrientes (ex: decompondo a casca de ovo).