Os amantes das orquídeas não resistem a uma bela planta, sempre estão buscando cada dia a melhor forma de cultivá-las. Elas destacam-se das demais flores pela sua resistência, durabilidade, beleza e fragrância; a flor multicolorida é um convite ao cultivo, mas nem todo mundo obtém sucesso no seu cultivo. Às vezes, mesmo cultivadores experientes , de vez em quando se deparam com algo inesperado. Plantas doentes, o vaso feio, uma orquídea doente, outras vezes desidratado ou com excesso de água.
Fontes confiáveis, com técnicas comprovadas e boas práticas de cultivo são mais difíceis de encontrar do que uma opinião do amigo da vizinha. Aqui trago dicas e informações para manter as suas sempre as suas orquídeas bonitas, saudáveis e vigorosas, utilizando as boas práticas de cultivos.
Posso cultivar orquídeas em que tipo de vaso?
Você pode cultivá-las em vaso de plástico, de barro, cerâmicos e madeira. Para um cultivo caseiro, prefira os vasos de barro ou cerâmico artesanal, pois são porosos e facilitam a troca da água entre o vaso e o ambiente. Lembre que as orquídeas necessitam de estarem úmidas e secas em um ciclo periódico. Portanto a drenam da água do vaso evita o acúmulo de água e o apodrecimento das raízes.
Ao trocar uma orquídea de vaso o que devo fazer?
Primeiro você deve limpar as raízes cortando-as as partes seca e velhas. Depois, limpe bem o vaso e tire o substrato velho e, se for reutilizar o mesmo substrato, lave ele em água corrente. Depois, plante a orquídea com a parte mais velha encostada em um dos lados do vaso. A parte nova (a “frente” da planta) deve ficar em direção ao centro, bem afastada da lateral do vaso. Faça isso para que a planta possa crescer nesta direção, dispondo de um grande tempo pela frente antes de novamente precisar ser transplantada.
Posso deixar que as orquídeas extrapolem o limite do vaso?
Você deve evitar que aconteça esse tipo de problema, pois as raízes que ficarem fora do vaso vão ser pouco eficazes para a planta. Portanto, assim que os pseudobulbos chegarem próximo ou encostarem no lado do vaso, o certo ajeitar a planta. Você deve reposicionar a sua planta dentro do mesmo vaso (veja dica acima), e, se não conseguir colocar em um vaso do mesmo tamanho, pode colocar em um vaso maior. Mas não coloque uma planta pequena em um vaso muito grande, pois ela vai ficar vegetando (processo de crescimento) e pode atrasar a saída de flores.
Que tipo de substrato devo utilizar para ter uma planta saudável?
De um modo geral você pode utilizar: chips de coco ou de madeira; esfagno; casca de árvore; carvão vegetal; isopor; pedras; ou uma mistura de dois ou mais destes elementos. Qual você vai escolher vai depender do clima de onde você mora e como você cuida das suas plantas. Lembre de colocar somente cascas tratadas para não transmitirem problemas para as plantas.
Como devo proceder com as tesouras, estiletes ou facas para ajudar no transplante das orquídeas?
Sempre que possível limpe as ferramentas. Pode usar álcool em um pano ou papel macio limpo, senão use água sanitária diluída (cerca de 5mL em 500 mL de água). Você pode utilizar um maçarico portátil ou a própria chama do fogão (mas isso diminui a vida útil das ferramentas). Se utilizar calor, espere a ferramenta esfriar antes de usá-la. Idealmente, a cada nova planta, limpe as ferramentas que for usar, para evitar transmissão de doenças.
Devo utilizar um cicatrizante após os cortes da planta?
Sim, deve. Pelos pseudobulbos e raízes passam seiva e nutrientes, e, quando cortados, podem transferir doenças para todas as partes da planta, sendo assim, é recomendável que, ao cortar uma parte da planta, que seja de forma inclinada para não acumular água na parte superior e recomenda-sepassar canela em pó para ajudar na cicratização.
Se aparecerem manchas na folhagem o que devo fazer?
Manchas de um modo geral podem indicar que a plantas tenha sido atacada por uma praga ou doença. Uma dica é usar 2mL detergente líquido neutro e 2mL de óleo vegetal, misturar bem e depois colocar em 1 L de água limpa. Isso ajuda a combater os insetos que possam estar machucando a sua planta. Mas pode ter outros problemas, como bactérias e fungos, que requer outros tipos de cuidados.
Posso utilizar o mesmo vaso depois de eliminar pragas?
Sempre que possível você deve trocar o vaso por um outro novo. Mas, se não for possível, lave-o bem com água sanitária diluída e depois finalize com detergente neutro, enxaguando antes de replantar sua orquídea.
Como reconhecer a vitalidade da planta pela cor da folhagem?
Se as folhas estiverem muito escuras, é sinal de falta de luz solar. Para resolver isso, troque a orquídea de lugar colocando-a em local com maior luminosidade. Mas se for o caso de sua orquídea estiver com um verde bem claro, quase amarelado, é indício de excesso de sol. Neste caso, mude sua orquídea para um local de menor incidência de sol.
Como devo identificar as minhas orquídeas?
Use etiquetas que não saiam na água. Identifique suas plantas com seu nome cientifico (quando souber), se é espécie, e se possível o mês da floração ano de aquisição. Coloque também detalhes importantes sobre ela, como caso a flor seja excepcional ou seja de algum valor sentimental. Ex. Cattleya aclandiae sp, 12/2018.